Modo(s) de ler





Sendo um blogue, as Memórias de Araduca são também um repositório de textos – os que aqui se publicaram desde que este espaço foi inaugurado, em Outubro de 2007, assim como alguns textos anteriores, que aqui foram partilhados (e outros que, com o tempo, irão sendo recuperados), que poderão não padecer do efeito da fatal efemeridade.
Foi a pensar nesta dupla condição que se organizou o modo como a informação é apresentada, com a intenção de valorizar a leitura dos textos, removendo tudo o que possa ser acessório e, eventualmente, intrusivo no processo de leitura. Por outro lado, houve a preocupação de criar ferramentas de navegação intuitivas que facilitassem o acesso à informação que se procura (e, pelo caminho, porventura, à que se não procura que, não raras vezes, acontece ser mais interessante).


No menu que aparece ao cimo da página, disponibiliza-se um conjunto de itens com listas pendentes organizadas por diferentes áreas temáticas.
A partir o item ARQUIVO, encontra-se o índice das MEMÓRIAS PAROQUIAIS de 1758 do concelho de Guimarães; o acesso a OUTROS TEXTOS, com publicações em PDF (e, dentro em breve, também ebooks); o índice de TODAS AS MEMÓRIAS, com todos os textos aqui publicados, por ordem cronológica – dos mais recentes para os mais antigos; e uma lista com TODOS OS ASSUNTOS aqui tratados, organizada por ordem alfabética.


Para pesquisas mais específicas, basta introduzir o(s) termo(s) de pesquisa no motor de busca do blogue (lupa).

No item BLOGUE acede-se às aplicações que permitem CONTACTAR o autor das Memórias de Araduca e SUBSCREVER por e-mail todas as publicações futuras, à medida que forem saindo.
Para regressar à página inicial, onde se encontram as últimas publicações, basta clicar no título do blogue (Memórias de Araduca).

No fundo da página, é possível COMENTAR e PARTILHAR as publicações em diferentes redes sociais, além de navegar para a publicação ANTERIOR ou SEGUINTE, além de regressar ao topo da página (seta ascendente que aparece no canto direito).
Boas leituras.

Comentar

0 Comentários