Memórias Paroquiais de 1758: Gandarela



Em 1758, o território de Gandarela era meeiro de dois concelhos: a metade voltada a Nascente pertencia ao termo de Guimarães, a metade do Poente era do de Barcelos.
Nesta freguesia, há memória de ter existida uma citânia aluída, mas dela o pároco encomendado que respondeu ao inquérito de 1758 nada disse. Aliás, um seco nada ou um simples não tem são as respostas que aparecem na maioria das respostas da memória paroquial desta freguesia.
Por Gandarela andou Francisco Martins Sarmento, que anotou nos seus apontamentos arqueológicos:
Daí quis ver os Combros (Outeiro), porque ao pé tinha sido indicada a tal Citânia aluída. O meu cicerone nada sabia da Citânia aluída; mas, depois, destacadamente disse que nos Combros houve uma cidade. No outeiro não vi absolutamente nada; mas o homem chamava Combros ao lugarejo que fica no sopé do outeiro. Atravessámos o lugar, para vir aos Pardieiros (bouça de Pardieiros), e comecei a ver muita telha de rebordo nas paredes que orlavam o atalho que corre à beira do campo. Logo adiante fica a bouça dos pardieiros, onde a Clara me disse depois que aparecia sempre tijolo ao arrancar algum carvalho. Não vi tijolo; mas vi restos de uma muralha estreita pelo meio da bouça. Era tarde para examinar tudo devagar e irei outro dia mais devagar.
Tudo isto – Combros, Pardieiros – pertence a Gandarela, e fica na baixa, onde a igreja. Entre os Pardieiros e a Capela do Senhor do Padrão, fica o sítio das Lamelas (terreno aberto). Tem-se ali escavado, porque consta estar ali enterrada “uma caixa militar”.

Gandarela
Freguesia de S. Salvador de Gandarela, visita da 3.ª parte de Sousa e Ferreira.
1.º Esta freguesia do Salvador de Gandarela está na Província de Entre-Douro-e-Minho, é do Arcebispado de Braga Primaz, a metade para o Poente é termo de Barcelos e a outra metade para o Nascente é termo de Guimarães, comarca eclesiástica de Braga, secular de Barcelos.
2.º Esta igreja do Salvador de Gandarela é de apresentação ordinária.
3.º Tem, ao presente, cinquenta e oito fogos, cento e quarenta e seis pessoas de sacramento, menores, dezanove.
4.º Está situada numa portelada e descobre pouco da mesma freguesia.
5.º Não tem termo, nem lugares juntos.
6.º Está esta igreja situada no meio da freguesia, sem ter vizinhos alguns ao redor. Tem os lugares seguintes: Passomeão, Mirão, Combro, Carvalhos, Gordigo, Casal do Monte, Boquinha, Perguiceira, Castanheiro, Chafariz, Outeiro, Quintã, Cubelos, Mundim, Casas Novas, Portelas.
7.º O orago desta igreja é S. Salvador de Gandarela. Tem três altares, o de S. Salvador, que está na capela-mor, o de Nossa Senhora do Rosário e o de S. Sebastião. Tem uma irmandade de Nossa Senhora do Rosário.
8.º É esta igreja abadia. É apresentação do ordinário. Renderá cento e cinquenta mil réis.
9.º Não tem beneficiados.
10.º Não tem convento, nem religiosos.
11.º Não tem hospital.
12.º Não tem casa de Misericórdia.
13.º Não tem capela alguma.
14.º Nada.
15.º Dá-se nesta freguesia pão de segunda, vinho verde, linho, feijão de toda a casta, frutas e azeite.
16.º Está metade sujeita à justiça de Barcelos e, a outra metade, à de Guimarães, por partir os terrenos pelo meio da freguesia.
17.º Não tem couto, nem é cabeça de concelho, nem comarca.
18.º Nada.
19.º Nada.
20.º Não tem correio. Serve-se do de Guimarães, por ficar distante uma légua.
21.º Está esta igreja arredada de Braga três léguas e, da de Lisboa, sessenta.
22.º Nada.
23.º Nada.
24.º Nada.
25.º Nada.
26.º Não padeceu ruína alguma no terramoto de 1755.
27.º Não tem esta freguesia montes e fica ao pé de um pequeno monte, que se estende para a parte do Norte um quarto de légua, chamado da Senhora de Monte.
Não tem serras, nem rios de que se faça menção.
Gandarela 22 de Maio de 1758 anos.
O encomendado José de Almeida Coutinho e Vasconcelos.
O abade José de Meneses Bernardes.
O vigário João Luís Portela.
Gandarela”, Dicionário Geográfico de Portugal (Memórias Paroquiais), Arquivo Nacional-Torre do Tombo, Vol. 17, n.º 15, p. 61 a 63.
[A seguir: Guardizela]

Comentar

0 Comentários