Cidade, não região

Guimarães, 21 de Janeiro de 2012 Fotografia do P3

A propósito de lamentos que nos vão chegando ecos, de que Guimarães não estaria a envolver concelhos vizinhos da Capital Europeia da Cultura, parece-me que fará sentido recordar uma história que tem estado esquecida. Conta-se em poucas palavras. No dia 17 de Fevereiro de 2006, o Reitor da Universidade do Minho, Guimarães Rodrigues, avançou com a proposta, anteriormente sufragada pelo Conselho Cultural da UM, para uma candidatura de Braga e Guimarães, com Famalicão e Barcelos, a Região Europeia da Cultura em 2012. Aquando do anúncio, o saudoso Professor Lúcio Craveiro da Silva, então Presidente do Conselho Cultural, já havia sondado e assegurado o suporte à iniciativa dos responsáveis autárquicos de Guimarães e de Braga. A autarquia de Braga não assumirira o apoio e acabaria por retirar o tapete à iniciativa. Por essa altura, um dos principais mentores da política cultural do município de Braga, Rui Madeira, escrevia no Correio do Minho um texto onde se lia:

"(…) Que espírito preside a esta ideia? (…) Trata-se de candidatar uma cidade e não uma região. Trata-se de catapultar uma cidade, para um patamar superior de práticas culturais e de exigência, de dar a conhecer na Europa as suas dinâmicas e potencialidades, e, o que é importante, já que em Portugal, a ideia tem sido mal tratada, partindo do imaterial.”

Assim morreu a ideia da Região Europeia da Cultura, porque Braga queria ser sozinha (e estava no seu direito) Capital Europeia da Cultura. Assim, não seria uma região, mas uma cidade a assumir esse papel em 2012. Ironicamente, para quem não quis partilhar a iniciativa, essa cidade é Guimarães. Ponto final.

Comentar

8 Comentários

Paulo disse…
Não diria melhor.
Anónimo disse…
Já alguém, há muitos anos, dizia: "Orgulhosamente sós". O resultado esteve à vista. Aqui fica, para os mais esquecidos: http://aeiou.expresso.pt/=f514085
Anónimo disse…
A CEC, continua.
É necessário, continuar a participar.
Anónimo disse…
Desapareceram, retiraram ou roubaram, os novos bancos colocados em frente ás novas paragens dos TUG, na Alameda/Norte?

Responda pf, quem souber.
Obrigado.
Anónimo disse…
Em contrapartida apareceram 2 ou 3 na paragem em frente aos correios na rua Sto António...
Anónimo disse…
Os bancos colocados frente ás novas paragens dos TUG, na Alameda/norte, foram retirados para serem "repintados".
Mauro Fernandes disse…
Parabéns Professor,

Apesar de não ter seguido História, por muitos anos me senti inclinado a fazê-lo, motivado pelas suas aulas e pela forma como eram dadas...Obrigado por mais uns momentos e pensamentos inspiradores, desta vez sobre a forma de blog, artigos, imprensa em geral.

Mauro Fernandes
Ex-aluno da E.S. Veiga
Olá, Mauro. É bom encontrá-lo, passado tanto tempo.