Futebol e vizinhança – a rivalidade Guimarães-Braga dentro e fora de campo (1)


Perde-se no tempo a origem da rivalidade entre Guimarães e Braga. Já existia antes de haver futebol, mas ganhou novas cores assim que este desporto começou a arrastar multidões. Desde sempre, os confrontos de pontapé na bola entre o Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga envolveram incidentes, mais ou menos graves, onde não faltam actos de violência física. Aquele que se ia realizar no dia 12 de Junho de 1932, pela sua natureza amigável, parecia escapar a esta lógica de confrontação. No jornal O Comércio de Guimarães, fez-se a antevisão:

O Vitória vai Jogar a Braga

No próximo domingo o grupo de honra do Vitória S. C. desloca-se à cidade de Braga, a fim de jogar com o "team" de honra do Sporting de Braga, em desafio amigável.
 
Segundo nos consta, os dois grupos vão jogar na sua máxima força. Os bracarenses parece que alinham sem o internacional Rui Araújo. Nós, como amigos íntimos do grupo local, acompanhá-lo-emos à cidade dos arcebispos, para informar os nossos leitores do que se passar no campo bracarense.
 
Segundo nos consta, o grupo local alinhará: Ricóca, Manecas e Martinho; Paredes, Mário e Cunha; Rita, Neca Machado, Constantino, Chico e Labita.

A linha é regular, embora a linha de médios fracassasse um pouco com a saída de Constantino; contudo este elemento na linha dianteira dará bom resultado, pois tem dois interiores rápidos e bem conhecedores do lugar.
Nos médios, a falta de Secandido é manifesta; se este elemento pudesse alinhar, Paredes passaria para o outro lado e ficaria uma linha mais completa.
 
Esperemos no entanto pela decisão dos selecionadores do grupo, pois é provável que a linha sofra novas modificações.
 
Como amigos íntimos do grupo, fazemos votos que as suas cores regressem a Guimarães, com a alegria de uma vitória, justa e merecida.

(Texto de Francisco Formiga, na secção "Guimarães Desportivo", em O Comércio de Guimarães, n.º 4575, de 10 de Junho de 1932).


Porém, ao contrário do que era suposto, este jogo seria tudo, menos amigável...

Comentar

0 Comentários